Porque Contratar

PORQUE CONTRATAR UM PROJETO

A climatização de ar em um edifício pode ser atendida por diferentes sistemas, a cada um correspondendo diferentes custos de aquisição, de operação e de manutenção. Alguns sistemas são mais adequados e outros menos adequados para atender às características do edifício e às atividades nele exercidas.

A contratação de uma instalação de ar condicionado sem um projeto acarretará problemas do tipo:

– as propostas apresentarão diferentes soluções, a cada uma correspondendo diferentes custos. O adquirente terá dificuldade em avaliar qual a mais adequada.

– os proponentes apresentarão equipamentos com capacidades térmicas diferentes, algumas super-dimensionadas, outras deficientes. Muitas vezes a deficiência da capacidade térmica é propositadamente estabelecida pelo concorrente para resultar num menor preço e tornar sua proposta mais competitiva.

Os honorários para elaboração do projeto, dependendo do tamanho e da complexidade da instalação, pode variar ao redor de 3% a 6% do seu custo, valor certamente muito menor que o prejuízo que uma instalação inadequada poderá causar, seja pelo alto custo de operação e manutenção, seja pelas reformas que serão necessárias para que ela passe a atender às necessidades do edifício.

Como contratar um projeto

È fundamental que se contrate um projetista qualificado. Para isso convém ter referências e analisar o currículo da empresa e de seu responsável técnico. Mas não basta somente essa análise, é recomendável que a contratante peça referências a alguns clientes listados e visite alguma instalação projetada por ele semelhante à pretendida.

O projetista deve atuar exclusivamente em projetos, não devendo ter nenhuma vinculação com fabricantes de equipamentos ou instaladores, esperando-se dessa forma que ele especifique os equipamentos mais apropriados à instalação, equipamentos que deverão ser encontrados com facilidade no mercado nacional e que possam ser fornecidos por mais de um fabricante idôneo.

Deve-se tomar cuidado também para o fato de muitas instaladoras terem criado empresas de projetos, geralmente com os mesmos sócios, mesmo endereço e mesma equipe técnica, com o objetivo principal de promover rateio das despesas fiscais. Muitas vezes essas empresas se propõem a executar somente o projeto (desvinculado da instalação), tendo como principal objetivo tentar direcionar a obra para sua execução. Consideram os custos do projeto como investimento, com isso praticando honorários aviltantes. Como sua atividade principal é elaborar projetos para obras contratadas, seus projetos não são adequados para uma boa tomada de preços, seja pelas simplificações típicas de obra ou pelas especificações de equipamentos sutilmente direcionadas a fabricantes que representam.

Quando contratar o projeto

Se o prédio já estiver construído, o projeto pode ser contratado a qualquer momento. Algumas adaptações da construção poderão ser necessárias para viabilizar a instalação de ar condicionado.

Em edifícios novos, convém que o projetista de ar condicionado comece a atuar na fase da concepção arquitetônica. Os espaços necessários para passagem dos dutos, locais para instalação dos equipamentos internos e externos já serão previstos. O projetista de ar condicionado deverá trabalhar em equipe com os demais projetistas (arquitetura, estrutura, elétrica, hidráulica, automação predial, segurança), dando solução às interfaces e resolvendo as interferências.

A contratação tardia do projeto acarretará dificuldades como ajustar os demais projetos para possibilitar a instalação da climatização. Além disso, prazos muito curtos não permitem que se estude novas técnicas e conceitos modernos, resumindo-se o projeto a soluções tradicionais.

 

Certificado:

Certificado

Publicidade: construção civil, torpedo, torpedo grátis

Comentários encerrados.